Galinha gótica? Conheça a ave que tem penas, carne, e até ovos negros.

Isso é real meu amigo chapado do coração, um raro tipo de galinha apelidada de “Lamborghini das aves domésticas” mas que eu prefiro chamar de “galinha do satanás”, está se tornando um dos itens mais desejados da indústria de luxo mundial. A Ayam Cemani (que em indonês significa “galinha totalmente preta”) possui coloração completamente preta, incluindo penas, bicos, pernas, pele e até a carne.

galinha negra01

O preço cobrado pela ave não é nada barato: a Greenfire Farm, uma das empresas que comercializam aves mais respeitadas do mundo segundo o jornal britânico Daily Mail, consegue lucrar 200 dólares (quase 800 reais) por animal.

galinha negra02

Mas o que causa essa escuridão na ave?

A coloração negra da Ayam Cemani é devida a uma condição genética conhecida como fibromelanosis, que é causada por uma mutação que afeta o modo como as células produtoras de pigmentos trabalham.

Banner-Vodka-Horizontal_v3

O geneticista sueco Leif Andersson descobriu que o responsável pela mudança de cor é um gene chamado endothelian-3 (EDN3). É ele que participa da regulação de células de melanócito que produzem pigmentos. Em aves Ayam Cemani, elas são dez vezes mais abundantes em relação a outras raças.

E aí meu amigo chapado, vai dizer que tu não queria uma ave gótica pra chamar de seu?

Fonte: (1).

Comments

comments

Comentários no Facebook