Essa história muita brisa, acompanha a jovem
Melanie Daniels, interpretada por Tippi Hedren, uma bela e rica socialite. Após um encontro casual com
Mitch Brenner (Rod Taylor) ela fica realmente muito interessada e decide procurá-lo em sua cidade.
A pequena Bodega Bay, na Califórnia, não apresenta nada de assustador e estranho até que os pássaros locais passam a se comportar de forma estranha e atacar as pessoas. Se pá devem ter bicado um papel de LSD, sei lá! Mas os bichos ficaram realmente estranhos…
Para você conhecer um pouco melhor essa obra que é realmente do caralho, criei uma lista com sete curiosidades sobre o filme e seus bastidores:
1) O Cameo de Hitchcock
Conhecido por sempre fazer aparições especiais em seus longas, Hitchcock faz um cameo logo no começo deste filme. Quando Melanie entra no pet shop, ele pode ser visto saindo com dois cachorros. Os animais são na verdade do próprio diretor, dois white terriers: Geoffrey e Stanley.
2) Tippi Hedren
Alfred Hitchcock descobriu a atriz Tippi Hedren, protagonista do filme, em um comercial de televisão em 1962. No comercial, ela é vista andando pela rua. Um homem assobia, então ela se vira e sorri. Na abertura do filme, a mesma coisa acontece enquanto Melanie vai até o pet shop. Essa foi uma piada interna de Hitchcock. A atriz Tippi Hedren conquistou um Globo de Ouro por seu papel no longa.
3) Os pássaros estão à solta!
Tippi Hedren foi verdadeiramente ferida em uma das cenas do filme. Ela sofreu cortes no rosto por um dos pássaros. A sequência em que Melanie é atacada demorou uma semana para ser filmada. Para que não fugissem, as aves foram amarradas através de longos fios de nylon em sua própria roupa.
4) Uma mensagem quase subliminar
Em uma das cenas, Melanie segura um pedaço de algodão contra a cabeça. O modo como ela posiciona a mão e o antebraço dá a impressão de um pássaro, e o anel em seu mindinho simboliza o olho da ave. Hedren confirmou isso, dizendo que Hitchcock queria mensagens sutis durante o filme sobre o ataque dos pássaros. Você viu um pássaro aí?
5) O consultor de som
O filme não possui trilha sonora. O renomado compositor Bernard Herrman, colaborador de Hitchcock em grande parte de seus filmes, aparece nos créditos apenas como “consultor de som”, e seria dele a ideia de não usar música no longa.
6) Pássaros de verdade
Alfred Hitchcock revelou em um programa de TV em 1968, que 3.200 pássaros foram treinados para o filme. Ele disse que os corvos eram os mais inteligentes. Segundo o ator Rod Taylor, as gaivotas foram alimentadas com uma mistura de trigo e uísque, única maneira delas permanecerem por perto durante tanto tempo.
7) Sucesso de audiência
Quando foi exibido na TV americana no canal NBC em 1968, se tornou o
filme mais bem avaliado da televisão até então. O recorde se manteve até 1972 quando foi ultrapassado por “
Love Story – Uma História de Amor”.
Realmente do caralho não é mesmo? Você conhece mais alguma curiosidade envolvendo esse filme muito louco?
Fonte: (1)
Comments
comments