7 filmes com figurinos extremamente foda

Tempo de leitura: 4 minutos

Em 1948 o Oscar ganhou a categoria de melhor figurino para prestigiar a moda e as fantasias do melhor do cinema. As roupas fazem tão parte da construção do personagem quanto as falas e expressões, além de definir a épocas e costumes.

Trouxe hoje uma lista de filmes muita brisa que levaram a questão do figurino a outro nível, inspirando milhões de pessoas.
1 – Maria Antonieta



Maria Antonieta era apaixonada por moda. Isso era uma característica tão marcante que o povo passou a conhecê-la por sua elegância e, mais ainda, por sua futilidade. Numa época onde a maioria dos franceses mal tinha o que comer, ser conhecida por seus gastos exorbitantes em roupas e bailes não era bem-visto.
O filme retratou o crescimento de Maria Antonieta e sua paixão pela moda belamente, levando o Oscar de melhor figurino em 2006.
Curiosidade: O governo francês concedeu permissão para que algumas das cenas fossem gravadas no Palácio de Versalhes.
2 – O Diabo Veste Prada



Um filme sobre moda para apaixonados por moda (e pela sempre brilhante Meryl Streep). O longa mostra a fria e calculista indústria da moda e o impacto que ela tem no mundo. Quanto mais Andrea (Anne Hathaway) tentava fugir desse mundo, mais ela se via presa ao luxo e poder que seu posto lhe proporcionava.
Curiosidade: Os figurinos valiam nada menos que um milhão de dólares, mas como a figurinista Patricia Field só tinha um orçamento de cem mil dólares a maioria das roupas foi emprestada.
3 – Anna Karerina



O figurino nesse filme tem um papel mais importante do que só caracterizar o personagem: ele faz parte do cenário. O estilo teatral do longa embeleza ainda mais os figurinos, que se permitem ser mais fantasiosos e luxuosos.
Keira Knightley vive a personagem principal e mostra – como em muitos outros filmes de época – que sabe se portar com roupas pesadas e desconfortáveis.
Merecidamente o filme levou a estatueta dourada de melhor figurino em 2012.
Curiosidade: Esse foi o primeiro filme da modelo e atriz Cara Delevigne.
4 – E o vento levou



O clássico da década de 30 permanece sendo uma referência quando se trata do figurino. Scarlett O’Hara mesmo depois de perder tudo, mantém um padrão de estilo para representar a sua inabalável confiança.
Curiosidade: O produtor David O. Selznick comprou os direitos do livro por 50 mil dólares, a quantia mais alta já paga até então pela adaptação de um livro de estreia de um autor.


5 – Memórias de uma Gueixa



Saídos diretamente do Japão na época pré Segunda Guerra, os figurinos asiáticos são exóticos e belamente trabalhados. Os quimonos são apreciados até hoje no mundo todo pela quantidade de detalhes e beleza dos tecidos.
O filme levou o Oscar de melhor figurino em 2005.
Curiosidade: As atrizes do elenco passaram por um curso de 6 semanas sobre a cultura das gueixas.
6 – Moulin Rouge



O musical estrelado se passa na Paris de 1899, no bordel mais luxuoso da capital, portanto o figurino tinha que estar à altura. Não só os belíssimos vestidos da personagem principal, Nicole Kidman, como todos os outros vestidos das dançarinas de cancan são parte do cenário que está em constante movimento.
O filme concorreu em várias categorias do Oscar de 2002, mas só levou a estatueta no figurino e direção de arte.
Curiosidade: Foi o primeiro musical em 23 anos a concorrer na categoria de melhor filme no Oscar.
7 – As patricinhas de Beverly Hills



O longa retrata a vida de três patricinhas (ou it girls, como seriam chamadas se o filme se passasse nos dias atuais) e sua vida no conturbado ensino médio. Os looks são característicos dos anos 90, mas muitos deles estão de volta à moda.
Curiosidade: A personagem principal Cher troca de roupa 63 vezes no filme. Alicia Silverstone que interpretou a protagonista ficou com todas as peças que usou no longa.
Menção honrosa: Sex and the City 1 e 2



Nenhum amante de moda consegue pensar em cinema e televisão e não se lembrar de Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte. Apesar da série ter um figurino datado, o filme trouxe um figurino mais atemporal que continuou inspirando fashionistas no mundo todo.
Curiosidade: Sarah Jessica Parker, que interpreta a protagonista Carrie, afirma ter levado cerca de 70% do figurino da personagem para casa.


Você acha que faltou algum filme ou série que merecia ter sido citado? Compartilhe sua brisa com a gente!


Fonte: (1).

Comments

comments