Tempo de leitura: 1 minuto
É amigos brisados, vocês já devem ter ouvido falar na misteriosa chama azulada que costuma surgir em cemitérios ou pântanos, de tempos em tempos. O mais intrigante é que a chama aparece por alguns segundos na superfície e em seguida some sem deixar vestígios.
Hoje, os cientistas sabem que esse fogo esquisito está ligado à decomposição dos corpos de seres vivos. Nesse processo, as bactérias que metabolizam a matéria orgânica produzem gases que entram em combustão espontânea em contato com o ar. “Ocorre uma pequena explosão e a chama azulada vem acompanhada de um estrondo que assusta quem está por perto”, afirma o químico Luiz Henrique Ferreira, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
Porém, não precisa de muito para o fenômeno dar asas a lendas de fantasmas, assombrações e almas penadas. No Brasil, o Fogo Fátuo deu origem a um dos primeiros mitos indígenas, o Boitatá.
O que assusta para quem está perto do fenômeno, é que se você correr, esse movimento causa um deslocamento brusco de ar, puxando a chama e dando a impressão de que ela tenta te perseguir (como um fantasma, uma alma penada ou o boitatá dos índios brasileiros).
Então amigos, se um dia estiver andando pela floresta e encontrar o misterioso Fogo Fátuo, já sabe que não passa de uma reação química, não deixe que isso corte sua brisa. 🙂
comments
Come Play ganhou seu primeiro trailer! "Come Play" foi inspirado no curta "Larry" de Jacob…
Contêiner transformado em câmara de tortura foi encontrado por policiais em Wouwse Plantage, na Holanda…
O vídeo divulgado pelo Pentágono mostrando OVNIs foi confirmado como REAL! Eles confessaram que os…
Todos nós temos um sonho quando criança que nos marca para sempre. O de Issei…
Run o filme que promete te deixar tenso do início ao fim recebe as primeiras…
Espiral, confira o novo trailer do reboot de Jogos Mortais Espiral, o trailer do novo…