Tempo de leitura: 2 minutos
Eric Lafforgue é um fotógrafo e esteve na Coreia do Norte já umas 6 vezes. Lá teve a oportunidade rara de conhecer de perto a vida dos norte-coreanos que vivem sob a ditadura de Kim Jong Un.
Como era o que se esperar, as fotos feitas por Eric passaram por uma avaliação do governo norte-coreano. E obviamente algumas das imagens seriam proibidas para publicar.
Mas o que eles não sabiam é que Eric tinha salvado essas imagens em seu cartão de memória e acabou ficando com elas.
A intenção do governo era mostrar um país descontraído com pessoas felizes por fazer parte dessa nação. As fotos de Eric não mostram muito isso.
Desde que o governo descobriu que ele estava divulgando as imagens proibidas, eles proibiram a entrada dele no país.
Numa entrevista para o Bored Panda, Eric disse que o estilo de vida daquelas pessoas não se parece com o ocidental e que apesar de muitas delas viverem na miséria, estão acostumadas a dizer que veneram seus líderes.
As fotos foram feitas junto com guias para ver se a foto poderia ser tirada ou não. Se liga em algumas fotos feitas por Eric que foram banidas no país:
1 – Mulher no meio de uma multidão de soldados. Essa imagem foi proibida porque não é permitido tirar foto do exército norte-coreano
2 – Se você visita familias, os guias amam se você tirar fotos para mostrar ao mundo que as crianças tem computadores. Foi impedida de ser publicada porque dá pra ver que não tem eletricidade
3 – É proibido mostrar que soldados tem outros trabalhos. Soldado trabalhando numa fazenda local.
4 – Esse tipo de imagem é comum no oeste. Os norte coreanos comem grama do parque. O guia ficou furiosos quando Eric tirou essa foto
5 – Um exemplo raro de uma criança indisciplinada na Coreia do Norte. O ônibus estava andando nas pequenas estradas de Samijyon no norte quando essa criança parou no meio da estrada.
6 – É proibido tirar fotos de soldados descansando
7 – Não pode fotografar um oficial cansado ou dormindo
8 – É proibido fotografar pessoas muito magras
9 – Um momento de falta de energia num Centro de Arte. Os norte-coreanos odeiam quando isso acontece (todo dia) e dizem que é por causa do impedimento americano
10 – Eric disse que talvez essa seria a proibição mais ridícula do mundo: esse pintor oficial estava trabalhando num mural em Chilbo. Ele tirou a foto e todo mundo começou a gritar com Eric. Quando o pintor terminou, ele não pode tirar outra foto.
Fonte: Bored Panda e Mega Curioso