Tempo de leitura: 2 minutos
A ciência, que está em constante evolução, nos trouxe mais uma surpresa. Estudos atuais provam que aplicar conhecimento diretamente no cérebro dos seres humanos poderá em breve ser real! Assim como no clássico de ficção científica Matrix, mas não será na proporção dos filmes de Hollywood, concluem os cientistas.
O que os pesquisadores desenvolveram é um simulador que pode alimentar as informações diretamente no cérebro de uma pessoa e ensiná-las novas habilidades em um curto período de tempo, comparando-a com a “arte imitando a vida “.
Eles acreditam que poderia ser os primeiros passos no desenvolvimento de um software avançado que vai fazer o conhecimento virtual tornar-se real, como no Matrix.
No clássico SCI-FI , o protagonista pica das galáxias Neo é capaz de aprender kung fu em segundos após a arte marcial ser “carregado” direto para o seu cérebro.
Pesquisadores da HRL Laboratories, com sede na Califórnia, dizem ter encontrado uma maneira de ampliar o aprendizado, só que em escala muito menor do que visto no filme, é óbvio.
Eles estudaram os sinais elétricos no cérebro de um piloto de aeronave, e com esses dados alimentaram o cérebro de indivíduos novatos que começaram a pilotar um avião em um simulador de voo realista.
Em seguida, o estudo foi publicado na revista Frontiers in Neuroscience Humano, e descobriram que os indivíduos que receberam a estimulação cerebral através do capacete desenvolvido pelos cientistas, melhoraram suas habilidades de pilotagem e aprenderam a tarefa 33% melhor do que um grupo que não recebeu o estimulo.
“Nosso sistema é um dos primeiros de seu tipo. É um sistema de estimulação cerebral”, explicou o Dr. Matthew Phillips.
“Quando você aprende algo, seu cérebro muda fisicamente. As conexões são feitas e fortalecido em um processo chamado de neuro-plasticidade. Acontece que certas funções do cérebro, como fala e memória, estão localizados em regiões muito específicas do cérebro, lugares do tamanho de seu dedo mindinho. ”
Dr. Matthews acredita que a estimulação cerebral pode, eventualmente, ser implementado para tarefas como aprender a dirigir, e aprendizagem de línguas.
“O que nosso sistema faz na verdade, é trabalhar nessas regiões específicas do cérebro que faz você aprender sobre certos assuntos.”
“Seu cérebro vai ser muito diferente do meu cérebro quando executar uma tarefa. O que descobrimos é que a estimulação cerebral parece ser particularmente mais eficaz em melhorar realmente o aprendizado”.
Você teria coragem de fazer um teste? Compartilha sua brisa com a gente!
Fonte: Telegraph