Tempo de leitura: 1 minuto
Seus chapados que curtem uma bela lua, não podem deixar de contemplá-la no próximo domingo, dia 09 de agosto: nosso satélite natural estará 30% mais brilhante e 14% maior do que o normal. Essa brisa louca é conhecido popularmente como superlua, e ocorre quando o astro atinge sua fase cheia próximo ao perigeu, o ponto da órbita lunar localizado mais próximo da Terra. Loucura né?
O evento da superlua não é raro – acontece a cada 14 meses, mas desta vez a diferença entre o perigeu e a lua cheia será mínima, de apenas 27 minutos. Segundo o astrofísico Gustavo Lanfranchi, da Universidade Cruzeiro do Sul, isso só deve se repetir daqui a 20 anos.
Ao longo da noite, conforme nosso satélite natural for ficando mais alto no céu, a impressão vai se perdendo, por isso o horário ideal para a contemplação será no fim da tarde. Se no dia você estiver em alguma região rural, procure observar a lua ao fundo de alguma árvore: ter algum ponto de referência parece amplificar a percepção de tamanho. O mesmo vale para cidades, com suas casas e prédios, que dão um charme especial para a cena. “Se você for ver as fotos de superlua, as mais bonitas são aquelas com construções por perto”, aponta o locão astrofísico.
Domingo quero ver todos vocês, meus amigos chapados do coração, brisando intenso na lua hein! Vai ser muita muita brisa.
Fonte: Revista Galileu.