Tempo de leitura: 2 minutos
A maioria dos chapados e chapadas do mundo, usam a música principalmente como uma forma de regular e estimular as emoções, e claro pra dar uma boa viajada também. E é comum as pessoas se definirem com base no que elas gostam de ouvir.
Então é intuitivo que as escolhas musicais e as emoções que inspiram tem conexões diretas com personalidade. Mas os cientistas que são muita treta no role, descobriram que o gosto musical revela muito mais sobre uma pessoa do que você teria pensado.
Os dois manos, Peter Rentfrow e Samuel Gosling da Universidade do Texas em Austin, criaram quatro categorias musicais distintos em que podem caber as diversas vertentes de cada gênero. Eles descobriram que pessoas que compartilhavam esses gostos e desgostos, tinha traços de personalidade surpreendentemente semelhantes. Em suma, eles descobriram o melhor guia sobre o que o gosto pela música revela sobre sua personalidade:
1. Jazz, Blues, Música Clássica e Folk
Fãs de músicas reflexivas e complexas apresentam altos níveis de abertura à novas experiências, alta capacidade verbal e estabilidade emocional. Eles também acreditam ser altamente inteligentes e tolerantes, e defendem ideais sociais liberais.
2. Country, trilhas sonoras e Pop
Os conservadores políticos tendem a se bandear para a música com mais batidas e/ou convencionais. Essas pessoas também tendem a ser extrovertidas, agradáveis e conscientes e pouco abertas à novidades. Elas se percebem como fisicamente atraentes, se espelham nas estrelas pop que idolatram. Também tendem a ter níveis mais baixos de estabilidade emocional e habilidades verbais menos desenvolvidas.
3. Rock, Heavy Metal e Indie Rock
Ouvintes que gostam de música intensa e tendenciosamente rebelde tendem a ter baixa auto-estima, mas tem alta pontuação na Escala de Dominância Orientação Social, ou seja, eles são movidos, resistentes e geralmente têm um desejo de dominar aqueles que percebem como inferior. Estes ouvintes são extrovertidos, atleticos e consideram-se extremamente inteligentes. Quem gosta mais de Indie Rock, ainda tende a ser criativo e preguiçoso. Os amantes de Rock são geralmente mais abertos à novas experiências que os fãs de Heavy Metal.
4. Hip-hop, soul, funk, música eletrônica
Os amantes da música mais enérgica e rítmica tem baixa pontuação na Escala de Dominância Orientação Social. Eles tendem a ser extrovertidos, politicamente liberais, atléticos e atraentes, e tendem a perdoar em vez de explorar as falhas dos outros, mas claro que há exceções. Os fãs de soul são mais altruístas e preocupados com o bem estar alheio, em compensação, os de hip-hop e funk são indisciplinados, os que vão mais para o rap ainda não tem problema em mentir quando acha necessário.
E aí meu amigo chapado, você se encaixou em qual?
Fonte: Addctable.